Doctor Who – Os Companheiros do Doutor


Desde 1963 mais de 35 atores foram apresentados nestes papéis. Os acompanhantes originais do Primeiro Doutor eram sua neta Susan Foreman (Carole Ann Ford) e os professores Barbara Wright (Jacqueline Hill) e Ian Chesterton (https://en.wikipedia.org/wiki/William_Russell_(actor)). A única história da série clássica em que O Doutor viaja sozinho é no arco 088 da 14ª Temporada, "The Deadly Assassin".

O Doutor regularmente ganha novos companheiros e perde os antigos; às vezes eles voltam para casa, têm a memória apagada, encontram razões para permanecer na Terra ou acabam morrendo.

Apesar de não ser considerado um acompanhante, o Brigadeiro Lethbridge-Stewart (Nicholas Courtney) era um personagem recorrente na série clássica, aparecendo pela primeira vez ao lado do Segundo Doutor, continuando suas aparições ao lado dos Terceiro, Quarto, Quinto e Sétimo Doutores. Em 2011, no episódio da sexta temporada "The Wedding of River Song" é dito que o Brigadeiro morreu tranquilamente em seu sono, fazendo assim uma homenagem a Nicholas Courtney, que veio a falecer no início de 2011. Em 2012, Kate Stewart, filha do Brigadeiro é introduzida na série, o substituindo como chefe na UNIT.

Da mesma forma, River Song (Alex Kingston) tornou-se uma personagem recorrente da série atual. Ela é uma personagem ambígua com o conhecimento do futuro do Doutor. Apareceu pela primeira vez em "Silence in the Library", junto com o Décimo Doutor (David Tennant), e ganhou uma maior visibilidade no episódio "The Time of Angels". Em "The Wedding of River Song", River e O Doutor se casaram, em uma linha de tempo alternativa; no entanto tanto O Doutor e River se consideram marido e mulher.


Amy Pond (Karen Gillan) e Rory Williams (Arthur Darvill) deixaram a série no quinto episódio da sétima temporada, transmitido no dia 29 de setembro de 2012 e a nova acompanhante do Doutor, Clara (Jenna-Louise Coleman) foi introduzida no primeiro episódio da sétima temporada (Asylum of the daleks), no dia 1 de setembro de 2012, voltando a ser "apresentada" no especial de Natal de 2012 e a partir do 6º episódio da 7ª Temporada.

Veja também: