Prahlad Jani

 

clip_image001

Inedia é a capacidade de sobreviver sem comida. A moderna ciência da nutrição indica que o jejum humano por longos períodos de tempo leva à inanição, desidratação e por fim, a morte. Carboidratos, gorduras e proteínas são fontes de energia para o corpo. Na falta de ingestão de calorias, o corpo humano, normalmente consome suas próprias reservas de glicogênio, gordura e músculo. Respiratorianismo é um conceito que está relacionado com inedia, em que os crentes afirmam que alimentos e água não são necessárias, e que os seres humanos podem ser sustentados apenas com a respiração feita da forma correta e o mais importante, a energia do sol. Não existe atualmente nenhuma pesquisa científica que verifique se essa ideia de inedia tem algum fundo de verdade. No entanto, muitos acreditam que o processo é uma habilidade que pode ser aprendido através de técnicas específicas.

Ao longo dos anos, um número crescente de indivíduos surgiram afirmando possuírem a capacidade de viver sem comida ou água. O mais famoso é um homem chamado Prahlad Jani. Prahlad Jani, também conhecido como Mataji, é um místico indiano que afirma estar sobrevivendo sem comida e sem água desde 1940. Segundo a lenda, com 11 anos de idade, Jani passou por uma experiência religiosa, enquanto vivia sozinho na floresta. Ele se tornou um seguidor da deusa hindu Amba e desde então parou de comer. Em 1970, a Jani foi viver como eremita em uma caverna na floresta perto do templo de Guzerate Ambaji, despertando as quatro da manhã todos os dias e passando a maior parte do seu tempo meditando.

Dois estudos separados sobre Prahlad Jani foram realizados em sua vida, um em 2003 e outro em 2010. Em ambos os casos, os investigadores confirmaram a sua capacidade de sobreviver de forma saudável sem alimento e água durante os períodos de teste. No entanto, a partir de 2011, os resultados e as reivindicações para tais habilidades não foram divulgados como se esperava, em uma revista científica. Os dados oficiais do estudo de 2010 permanecem confidenciais e não foram divulgados pela Organização de Investigação de Defesa e Desenvolvimento da Índia como se esperava acontecer no início de 2011. O diretor do Instituto de Fisiologia e Ciências Aliadas (DIPAS) disse que os resultados das observações poderiam trazer um “tremendo benefício para humanidade”, assim como para “soldados, vítimas de calamidades e os astronautas”, basicamente qualquer um poderia sobreviver sem comida ou água por um longo período de tempo.

Durante o exame de 2010 de Jani, uma equipe de mais de 35 pesquisadores diariamente realizavam exames clínicos, exames de sangue, entre outros. Ele tinha de vigilância 24 horas por dia. Os pesquisadores relataram que Jani foi levado para fora do quarto fechado só para a exposição requerida ao sol. Isso é interessante, porque em outros casos relatados de inedia sempre alegam que a exposição ao Sol é vital para o processo. Após quinze dias de observação, durante o qual Jani disse ter passado sem comida, água e logicamente, sem usar o banheiro, todos os seus exames médicos foram dados como normais. Os pesquisadores descreveram-no como sendo de melhor saúde do que alguém com a metade de sua idade. Como seria de esperar, a especulação internacional a respeito dos resultados foi negativa, embora muitos países ofereceram ajuda para estudos futuros envolvendo Prahlad Jani. Prahlad Jani não pretende participar novamente de experimentos já que, de certa forma, é uma prisão. A Organização de Investigação de Defesa e Desenvolvimento da Índia relataram em entrevista que é necessário mais estudos com Jani. Ou seja, querendo ou não, Prahlad Jani vai ser vítima do seu dom, virando cobaia para pesquisas até que os cientistas estejam satisfeitos com o resultado.

This work is licensed under a Creative Commons license.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por postar sua crítica, sugestão ou comentário.