Doctor Who – O Doutor (The Doctor)


A personagem do Doutor está sempre envolta em mistério. No início da série, apenas se sabia que ele era um extraterrestre viajante e excêntrico, com um grande conhecimento sobre as mais variadas matérias, que combatia as injustiças encontradas ao explorar o Universo na sua nave espacial, a TARDIS. TARDIS é uma sigla para Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço). A TARDIS é maior por dentro do que por fora, e, devido a uma avaria permanente no circuito camaleão, a sua aparência exterior assemelha-se à de uma cabine de polícia londrina dos anos 60.

Eventualmente descobre-se que a figura sinistra e misteriosa do Doutor é uma espécie de renegado da sua própria espécie, os Time Lords (Senhores do Tempo), oriundos do planeta Gallifrey, da constelação de Kasterborous.

Sendo um Senhor do Tempo, o Doutor tem a capacidade de regenerar o seu corpo, como forma de evitar a morte. Este conceito foi introduzido em 1966, quando os argumentistas se confrontaram com a partida do ator principal William Hartnel, como forma de prolongar a série. Desde então tem sido uma característica definidora da série, sendo utilizada sempre que é necessário substituir o ator principal. Contudo, foi estabelecido num episódio que um Senhor do Tempo apenas pode regenerar 12 vezes, a um total de 13 encarnações (apesar de ser possível contornar a situação). Até à data, o Doutor passou por este processo onze vezes, tendo cada uma das suas encarnações o seu estilo e particularidades, mas partilhando as memórias, a experiência e o seu sentido de moral:

Outros atores também interpretaram o Doutor em outras histórias, como é o caso de Rowan Atkinson, contudo estas não são consideradas canônicas tanto pelos fãs, como pela própria BBC.

Ao longo da história da série várias revelações, algumas controversas, foram realizadas acerca do Doutor. Por exemplo, que o Primeiro Doutor pode não ser a primeira encarnação do Doutor; que O Doutor é mais que um simples Senhor do Tempo, podendo ser meio-humano por parte da mãe (apesar de esta afirmação ser altamente contestada). No primeiro episódio da série é revelado que o Doutor tem uma neta, Susan Foreman, e, na temporada de 2006, é o próprio Doutor quem afirma que já foi pai. Em 2005 é revelado que o Nono Doutor é o último sobrevivente da sua raça, e que o seu planeta foi destruído em um evento conhecido como a Última Grande Guerra do Tempo, cujo trágico desfecho teve participação direta do Doutor;porém, descobre-se outro senhor do tempo sobrevivente, o Mestre. Para impedir os Senhores do Tempo de causar a destruição do Universo e do tempo em si (tornando-os criaturas de pura consciência e sem corpo físico, apenas para escapar da guerra), o Doutor criou um bloqueio temporal em torno da guerra e causou a destruição de Gallifrey, tornando impossível que alguém voltasse no tempo para impedir tal desfecho. Ao fim da guerra, O Doutor acreditava ter extinguido não apenas a sua raça, mas também os Daleks, considerados por ele "a espécie mais maléfica de toda criação". No entanto, descobre-se em 2005 que alguns Daleks, incluindo o Dalek-Imperador, sobreviveram à guerra.

O Doutor
Interpretado por
Duração
Primeiro Doutor
William Hartnell
1963–1966
Segundo Doutor
Patrick Troughton
1966–1969
Terceiro Doutor
Jon Pertwee
1970–1974
Quarto Doutor
Tom Baker
1974–1981
Quinto Doutor
Peter Davison
1981–1984
Sexto Doutor
Colin Baker
1984–1986
Sétimo Doutor
Sylvester McCoy
1987–1989 e 1996
Oitavo Doutor
Paul McGann
1996, 2013
Nono Doutor
Christopher Eccleston
2005
Décimo Doutor
David Tennant
2005-2010
Décimo primeiro Doutor
Matt Smith
2010–2014
Décimo segundo Doutor
Peter Capaldi
2014–

Além desses atores que tem protagonizado a série, outros têm retratado versões do Doutor como convidados. Notavelmente, em 2013, John Hurt estrelou como uma encarnação até então desconhecida do Doutor conhecido como "The War Doctor" no especial de 50 Anos "The Day of The Doctor" (2013) e no mini episódio "The Night of the Doctor" que mostra a regeneração do Oitavo Doutor, Paul McGann, apesar de sua introdução, o modo de escrita foi feita para não perturbar a nomenclatura numérica estabelecida dos Doutores. Outro ator a interpretar o Doutor foi Michael Jayston em 1986, como Valeyard, uma fusão dos lados mais sombrios da natureza do Doutor, que surgiu entre a sua décima segunda e última encarnação.

Em raras ocasiões, outros atores estiveram substituindo o ator principal. No Especial de 20 anos, "The Five Doctors" (1983), Richard Hurndall interpretou o Primeiro Doutor, substituindo William Hartnell, que faleceu em 1975. Em "Time and the Rani" (1987), Sylvester McCoy interpretou brevemente o Sexto Doutor durante a seqüência de regeneração, continuando a história como Sétimo Doutor.

Ator
Mídia
Título
Data
Comentários
Adrian Gibbs
Televisão
Logopolis
28 de Fevereiro – 21 de Março de 1981
The Watcher (Nyssa comenta, "Ele era o Doutor o tempo todo")
Richard Hurndall
Televisão
The Five Doctors
23 de Novembro de 1983
Hurndall interpretou o Primeiro Doutor no especial de 20 anos em 1983
Michael Jayston
Televisão
The Trial of a Time Lord
6 de Setembro – 6 de Dezembro de 1986
The Valeyard (versão maligna do Doutor, que surgiu entre sua décima segunda e última encarnação.)
John Hurt
Televisão
The Day of The Doctor
23 de Novembro de 2013
The War Doctor (Doutor que lutou na Guerra do Tempo que aparece no especial de 50 anos.)
John Guilor
Televisão
The Day of The Doctor
23 de Novembro de 2013
Primeiro Doutor (voz do primeiro Doutor, utilizado em recons para DVD em 2012)

Encontro entre Diferentes Encarnações


Houve casos de atores que retornam em datas posteriores para reprisar o papel do seu Doutor. Em 1972, William Hartnell e Patrick Troughton voltaram ao lado de Jon Pertwee para o Especial de 10 Anos, "The Trhee Doctors" .Em 1983 Troughton e Pertwee voltaram em "The Five Doctors", Tom Baker apareceu em imagens inéditas do episódio incompleto "Shada". Para este episódio, Richard Hurndall substituiu William Hartnell. Patrick Troughton retornou novamente em 1985 no especial "The Two Doctors" ao lado de Colin Baker. Em 2007, Peter Davison apareceu no mini episódio "Time Crash" ao lado de David Tennant, e, mais recentemente, em 2013, no especial de 50º aniversário, "The Day of The Doctor", David Tennant, o Décimo Doutor, apareceu ao lado do Décimo-primeiro Doutor, Matt Smith, com aparições de Tom Baker como uma versão futura do Doutor, Peter Capaldi em sua primeira cena como o Décimo-segundo Doutor e uma breve aparição de todos os atores anteriores.

Veja também: