Doctor Who – Como funciona a Sonic Screwdriver


A Sonic Screwdriver surgiu em 1968, com o Segundo Doutor.

O aparelho serve para tirar o protagonista de diversas enrascadas.

Ela chegou a ser vetada nos roteiros da década de 1980, pois os produtores diziam que a ferramenta garantia uma "saída fácil" para problemas.

Com a volta da série, no entanto, a chave de fenda sônica ganhou força total.

ESCANEAR ELEMENTOS DE OUTROS PLANETAS

Para ajudar em aventuras em épocas e planetas desconhecidos, o Doutor pode fazer análises com a ferramenta. É possível verificar emissões de enxofre, checar uma rachadura na parede ou escanear um uniforme de astronauta.

DETECTAR VIDA ALIENÍGENA

É possível detectar a presença de outras formas de vida nas proximidades. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir de traços de calor registrados pela Sonic. É importante para saber se há inimigos por perto ou, como já aconteceu, encontrar um bebê na casa.

CONTROLAR ÁTOMOS E MOLÉCULAS

O Nono Doutor já ameaçou usar sua Sonic Screwdriver para tornar um vinho do Porto muito inflamável, transformando-o em uma arma letal. Também é possível acender velas e trincar vidros, além de cortar paredes e outros tipos de barreiras.

ARROMBAR PORTAS

É uma das funções mais comuns da Sonic Screwdriver. A ferramenta pode abrir praticamente qualquer porta ou cadeado, com algumas exceções. Não funciona em fechaduras sem maçanetas; ou em portas feitas de madeira.

CONTROLE REMOTO UNIVERSAL

Apertar um botão pode fazer com que a sonic controle outros aparelhos, principalmente (mas não necessariamente) eletrônicos. Ela já foi usada, por exemplo, para estourar minas terrestres, desativar câmeras de vídeo e controlar um elevador.

FAZER PEQUENOS EXAMES MÉDICOS

Com seu aparelho milagroso, o Doutor pode escanear DNA. A habilidade se estende a pequenas tarefas médicas, como detectar infecções e curar ferimentos. Como registra traços genéticos, também é útil para descobrir se alguém está disfarçado.

OPERAR COMPUTADORES

Ter uma Sonic Screwdriver é ser um pouco hacker. Ela pode invadir sites, desativar sistemas de segurança, reverter aparelhos de teleporte, acessar o sistema central de uma estação espacial e modificar hologramas, entre outras peripécias tecnológicas.

Veja também: