Sexualidade e problemas de saúde

 

clip_image001

Se bem que a incidência da disfunção erétil aumente na terceira idade, esta é correlacionada em primeiro lugar ao aumento dos problemas de saúde, em vez da velhice em si.

Numerosas desordens endocrinológicas, vasculares e neurológicas, podem interferir nas funções sexuais, como também diversas formas de medicamentos e interventos cirúrgicos.

Estes fatores sanitários prevalecem com mais frequência nas pessoas idosas e, a esse ponto, talvez não seja surpreendente identificar um incremento de problemas sexuais, por causas biológicas, na terceira idade.

Medicamentos que agridem o sistema nervoso autônomo podem interferir nas funções sexuais.

Muitos medicamentos usados pelas pessoas idosas, como os anti-hipertensão, antidepressivo, tranquilizante e outros remédios usados para aumentar a pressão, podem incidir desfavoravelmente sobre a função erétil e a libido.

Alguns medicinais rendem difícil ao homem a ejaculação, outros reduzem o desejo sexual feminino.

SEXUALIDADE e fatores emocionais

A sexualidade é frequentemente um delicado equilíbrio entre as emoções e as causas psicológicas. Se o homem teme excessivamente a impotência, pode criar estresse o suficiente para causá-la.

Os casais idosos podem ter os mesmos problemas que envolvem as pessoas de todas as idades.

Só que podem sofrer ulteriores problemas por motivos próprios relacionados à velhice, com a aposentadoria e outras mudanças no estilo de vida, ou enfermidades. Estes problemas podem causar dificuldade sexual.

Os anciãos sofrem de problemas sexuais e preocupações que não são diferentes daqueles das pessoas jovens; todavia os fatores biológicos e psicológicos podem exigir, mas atenção.

SEXUALIDADE e fatores psicossociais

Outros fatores psicológicos que afetam as funções sexuais na velhice:

- Atitudes negativas em relação ao sexo, adquiridas quando se é ainda jovem, podem seriamente enfraquecer a capacidade de aproveitar do sexo na idade avançada.

- Muitos casais idosos devem enfrentar os problemas de "monotonia" e cansaço no que diz respeito à relação com o passar do tempo e, isto é sem dúvida um dos fatores que pode influenciar negativamente na vida sexual.

- Uma relação sem amor ou um casamento em idade madura, podem consumir a experiência sexual ou até mesmo a relação, no decorrer do tempo quando se apresenta uma oportunidade tardia.

- Sanções religiosas que restringem o sexo unicamente a função reprodutiva e ignoram a importância da intimidade, do amor e do prazer sexual para o bem-estar de cada um, rejeitam uma importante necessidade humana.

Um ulterior argumento que merece ser evidenciado como um dos fatores que influenciam a atividade sexual na idade avançada, diz respeito à oportunidade. Que pode ser influenciada pela efetiva disponibilidade de um parceiro sexual e também das condições de vida do indivíduo ou do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por postar sua crítica, sugestão ou comentário.