Se você gosta de tecnologia e fizer seus próprios experimentos, com certeza vai tentar fazer uma antena dessas.
Esse projeto foi desenvolvido no evento Campus Party, que é considerado o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997 na Espanha, que reúne durante sete dias milhares de participantes com seus próprios computadores procedentes de diversos países, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas a tecnologia, a cultura digital e ao entretenimento em rede.
Vamos a o que interessa, veja a baixo passo a passo de como fabricar sua própria antena de internet via radio:
1 – Uma das oficinas da Campus Party Brasil 2009 mostrou como montar uma antena wireless usando uma lata de batata Pringles (ou similar) — a técnica inusitada já é bem conhecida entre os amantes de tecnologia e garante sinal em distâncias bem mais longas do que as tradicionais. A confecção do equipamento é simples, mas é preciso atenção redobrada na hora de plugar a antena no computador ou notebook. Por conta disso, é indicado que a pessoa que queira fazer a antena, já tenha familiaridade com tecnologia.
2 – Para construir a antena wireless é preciso de uma embalagem de batata Pringles ou similar, quatro parafusos, um conector fêmea N, um alicate, uma solda elétrica, cinco centímetros de fio de cobre e um conector pigtail.
3 – O primeiro passo é soldar o fio de cobre no conector fêmea N
4 – Depois, marque onde o conector será fixado na embalagem. A dica é que ele fique, aproximadamente, uns quatro centímetros da abertura.
5 – De acordo com os organizadores da oficina, fixar o conector próximo da abertura garante um bom sinal, sem a necessidade de adicionar um coletor — peça extra responsável por receber as ondas quando o conector estiver em outras áreas da embalagem.
6 – Encaixe o conector nos furos feitos anteriormente e prenda-os com os parafusos e as porcas.
7 – Hora de conectar a antena ao computador ou notebook. É exatamente agora que o cuidado deve ser redobrado. A placa de rede de diversos modelos de notebooks e computadores é bastante diferente. Algumas oferecem espaço para conectores, outras não. Nesse caso, o cabo deve ser preso direto na placa. Por conta dessa falta de unificação, nessa parte do tutorial é preciso que o usuário saiba qual é a sua placa e de que maneira é possível fazer essa conexão. O primeiro passo é buscar no próprio site do fabricante o modelo e as especificações. Depois, pesquisar em fóruns pela Internet sobre como a conexão da placa a uma antena (pode ser normal mesmo) é feita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por postar sua crítica, sugestão ou comentário.